segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Magia das Palavras




Na visão do poeta a aprendizagem da leitura pode ser apreciada sob a luz da imaginação e da cidadania. Para selecionar-se um bom poema a ser levado à criança, ele não deve comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade, da emoção do poeta. O poema, portanto, não precisa ter o tom de conselho, ou insistir em transmitir conhecimentos. Terão mais condições de interessar as crianças os poemas em que predomine a fantasia, a musicalidade e a imaginação.
A magia das palavras contada através da poesia, leva a criança ao encantamento e magia. Esse caráter lúdico, gerador de grande prazer, presente nos poemas pode torná-los excelentes aliados para despertar na criança o gosto pela exploração da linguagem.
A poesia estimula a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. É uma importante forma de se expressar, reivindicar, falar ao mundo do mundo ou do seu próprio mundo. Além disso, a poesia estimula diversos pontos de aprendizagem como a leitura, a interpretação e a criação. Através da brincadeira com as palavras, a linguagem poética é carregada de sentidos e imagens, além de outros elementos como rimas, ritmo e sonoridade das frases. A poesia nos leva pelo caminho das palavras e das idéias, despertando a ludicidade e o prazer pela leitura.
Ao trabalhar com o lúdico, com a brincadeira com o jogo e a formação das palavras, a criança guarda na sua memória as coisas boas e produtivas, gostando daquilo que faz e se sentindo estimulada para prosseguir e conseguir atingir os objetivos que almeja.
A magia da poesia esta dentro de cada um quando a escreve. A criança que desde pequena consegue escrever uma poesia procura dentro de si algo que a faça em simples palavras descrever o que ela sente sobre o tema, ou assunto. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento lingüístico e da atração por textos poéticos.
Brincar: brincar com brinquedos, brincar de roda,brincar com cantigas e muito mais.A maneira lúdica de aprendizagem,faz brincar também com as palavras, faz criar e recriar palavras malucas no vocabulário e isso torna as aulas prazerosas e interessantes.A poesia faz com que nosso aluno se envolva com as palavras, com as rimas e o interesse em falar para os seus colegas que vai declamar uma poesia ao público.
A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita. Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo, adquire assim um caráter lúdico, prazeroso e agradável. Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra.
O universo da poesia é muito rico e encantador, e o professor é o mediador no momento em que esta trabalhando a poesia com as crianças. A poesia é muito importante no aprendizado, pois através dela os alunos podem expressar a sua criatividade, imaginação, tudo o que eles pensam, é uma maneira de fazer com que o aluno diga o que ele não consegue falar na sala de aula, enfim a poesia faz perder o medo de falar.
O importante é deixar a criança ler os contos de fadas da forma mais livre e pessoal. E rodeá-la de histórias infantis, seres o ebjetos mágicos, que lhe permitam desenvolver o imaginário, o lúdico que devem ser interpretadas pelo próprio leitor. Criar esperança de soluções felizes para a sua existência e para a própria formação da criança.


Texto elaborado pelo grupo:

Marilúcia Colet Pizzi

Neila Toffoli

Nelci Sciota

Renata Pagnussat

Sandra Toffoli.

2 comentários:

  1. Queridas blogueiras "Águias"
    Parabéns pelo profundo e sensível post: "A poesia nos leva pelo caminho das palavras e das ideias, despertando a ludicidade e o prazer pela leitura."
    Reflexões como este "achado" final nos mostram a alta qualidade do grupo como Mediadoras de Leitura:
    "Criar esperança de soluções felizes para a sua existência e para a própria formação da criança."

    [] com carinho
    Kátia

    ResponderExcluir
  2. Olá Grupo Águias da Leitura, o texto de vcs está ótimo e concordo plenamente quando afirmam que o "poema não precisa ter o tom de conselho, ou insistir em transmitir conhecimentos. Terão mais condições de interessar as crianças os poemas em que predomine a fantasia, a musicalidade e a imaginação." Realmente, o poema e nada nas nossas aulas precisam te o tom de transmissão do conhecimento, porque realmente, não transmitimos conhecimento a ninguém ..o que fazemos como educadores é construir conhecimento em interação com o outro. Parabéns pelo blog ... continuem assim, postando novidades e textos maravilhosos, abraço com carinho da tutora tecnológica, Cristiane Koehler.

    ResponderExcluir